AS ACTIVIDADES

As actividades típicas do Safurdão estão associadas ao artesanato. Hoje a qualidade e o prestígio do artesanato do Safurdão nomeadamente as colchas e tapetes de linho e algodão, ou as mantas de farrapos  cujo prestígio já passou além fronteiras e continuando aser  cada vez mais a ser cobiçadas. Esta actividade consegue sobreviver graças ao esforço e dedicação da iniciativa particular de algumas das pessoas pessoas mais velhas da aldeia. Só em tempo de "subsídios" é que a casa do artesanato se enche, num entusiasmo efémero, de aprendizes de circunstância, mas logo a seguir o entusiasmo esmurecede e tudo volta à rotina tradicional.

A ocupação mais vulgar é a agricultura, agricultura de subsistência e resistência. O trabalho  duro no campo, a cultura da vinha, a horticultura e a pecuária continuam a oferecer aquilo que de melhor a  terra nos dá e a ser vítima do abandono e esquecimento dos senhores que detêm o poder.

Existem ainda muitos trabalhadores e algumas empresas ligadas à construção civil que têm conquistado prestígio e sucesso tanto a nível local como regional.